sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Sexta-Feira 13


Por que a sexta-feira 13 é considerada o dia do azar?

Sexta-feira 13, quem poderia ficar indiferente diante de uma data tão atípica. O número 13, desde os primórdios do cristianismo sempre esteve associado a “Morte”.

Bem, depois de alguns minutos pesquisando no google o no wikipédia consegui recolher algumas informações, vamos lá:

Mas por que a “Sexta-feira 13” é diferente dos outros dias? A Santa Ceia foi celebrada segundo a bíblia, numa sexta-feira, sentaram-se à mesa 13 pessoas. Duas delas, logo em seguida tiveram mortes trágicas; Jesus, crucificado e Judas (suposto suicídio). Desde então, os cristãos consideravam mal-agouro uma mesa com 13 pessoas reunidas. As associações com a morte e acidentes trágicos ficaram eminentes em conjunção com o sexto dia da semana.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

É na sexta-feira 13, que os bruxos utilizam-se de paramentos para invocar demônios e a morte para suas vítimas. Mas há quem diga que esta data pode trazer sorte, afinal o 13 também significa “transformação e renascimento para uma nova vida”.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. E antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, friday, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa

O “Tarô” um dos que mais difundiram esta crença. Neste oráculo (tarôt) existe uma lâmina dedicada à morte, ilustrada pelo Ceifeiro com uma foice na mão, caminhando sobre cadáveres humanos. Não há consulente que fique arrepiado quando tal carta sai em seu jogo.

Não o bastante, na numerologia o 13 representa a inconstância, a imperfeição. Em contraposição ao 12, que representa a perfeição: 12 são os meses do ano, 12 são as casas do zodíaco, 12 são as horas mostradas nos relógios tradicionais... O 13 portanto, significaria a quebra deste círculo cabalístico.

-----------------------------------------------------------------------
A verdade é que este é um dia abençoado como os demais são.
O salmista diz: Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele
(Salmo 118:24).
Então, o que nos resta a fazer, neste dia é ficar em paz.
Pode sair da toca e celebrar a vida, pois Deus te deu um dia lindo.
Acorde todos os dias com este sentimento: Este é o dia que o Senhor fez, portanto vou viver um grande dia

Roberto Furtado,   Fonte: Wikipédia  ;)

Um comentário:

  1. Outro comentário sobre a Sexta Feira 13 do Pastor Derville. Vale a Pena Conferir

    http://pastorderville.wordpress.com/2008/06/13/sexta-feira-13/

    ResponderExcluir